sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mark Dogan, a falta de políticas públicas e criminalização da juventude pobre, negra e marginalizada da Inglaterra e as mídias.


Levou um tempo até que eu conseguisse compreender os fatos ocorridos em Londres.
Ainda não os tenho por completo mas vamos às partes:

No primeirovídeo um incauto reporter inglês da BBC escolhe inadvertidamente alguém no meio dos disturbios de ingleses e questiona-o sobre os eventos das últimas noites.
Mal podia imaginar que o senhor Marcus Dowe, escritor e jornalista, sabia mais sobre o que acontecia pelas ruas de Londres do que a emissora da rainha gostaria.


(traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu)

BBC (para a câmera): Vamos falar com Marcus Dowe, escritor e jornalista. (A câmera mostra um senhor, visivelmente perturbado.) Marcus Dowe, qual sua opinião sobre tudo isso? Você está chocado com o que viu lá a noite passada em Londres?
Entrevistado: Não, não estou. Vivo em Londres há 50 anos e há “climas” e momentos diferentes. O que sei, ouvindo meu filho e meu neto, é que algo muito, muito sério estava para acontecer nesse país. Nossos líderes políticos não tinham ideia. A Polícia não tinha ideia. [Só faltou completar: “Os jornais e os jornalistas não tinham ideia”.]

Mas se se olhasse para os jovens negros e para os jovens brancos, com atenção, se os ouvíssemos com atenção, eles estavam nos dizendo. E não ouvimos. Mas o que está acontecendo nesse país com eles...

BBC: Posso interrompê-lo, por favor... O senhor está dizendo que não condena o que houve ontem? Que não está chocado com o que houve em nossa comunidade ontem à noite?
Entrevistado: É claro que não condeno! Por que condenaria? A coisa que mais me preocupa é que havia um jovem chamado Mark Dogan, tinha casa, família, irmãos, irmãs. E a poucos metros de sua casa, um policial rebentou sua cabeça com um tiro.

BBC [interrompendo]: Sim, mas não podemos falar sobre isso. Temos de esperar o julgamento, o tribunal não se manifestou sobre isso... Não sabemos o que aconteceu. O senhor estava falando do seu filho, de jovens...
Entrevistado: Meu neto é um anjo. Me enfureço só de pensar que ele vai crescer e um policial pode colá-lo a uma parede e explodir sua cabeça com um tiro. A Polícia detém e pára e revista os jovens negros sem qualquer razão. Alguma coisa vai muito mal nesse país. Perguntei ao meu filho quantas vezes ele foi parado pela polícia. Ele me disse “Papai, não tenho conta de tantas vezes que aconteceu...”

BBC: Mas... Isso seria justificativa para sair e quebrar tudo, como vimos nos últimos dias em Londres?
Entrevistado: Onde estava você em 1981 em Brixton? Não digo que estão acontecendo “tumultos”. O que está acontecendo é insurreição das massas, do povo. Está acontecendo na Síria, em Liverpool, em Port of Spain... Essa é a natureza do momento histórico que vivemos.

BBC: O senhor não é estranho a essas agitações. O senhor já participou de agitações como essa, como sabemos.
Entrevistado: Nunca participei de agitação alguma. Estive em muitas manifestações que acabaram em conflitos. Seria normal que a Polícia da Índia Ocidental me acusasse de ser agitador. Mas absolutamente não admito que você me acuse de agitador. Quis oferecer um contexto para o que está acontecendo. O que é que vocês queriam? Masmorras?

BBC: Infelizmente, o senhor não conseguiria ser objetivo. Obrigada pela entrevista.

[Corta e o “jornal” passa a falar da suspensão de uma partida de futebol].

-----------------------------------------------

No segundo vídeo a Globonews convida o sociólogo Silvio Caccia Bava para opinar sobre os mesmo fatos. Enquanto os jornalistas insistem em criminalizar os protestos, o sociólogo os contradiz, afirma que a reação violenta é uma resposta à falta de políticas públicas e à criminalização da juventude pobre, negra e marginalizada da Inglaterra.


------------------------------------------------

Estamos juntando as peças.

4 comentários:

Luana dos Santos disse...

Muito bacana seus videos! consigui entender melhor o outro lado desses conflitos, afinal não são marginais como diz a midia!são pessoas revoltadas e estão apenas protestando de maneira equivocada pelo seus direitos" afinal alguma coisa precisa ser feita contra tanta descriminação e falta de oportunidade!

Hellraiser disse...

Saudações, Luana.
Pois é. Nada acontece por acaso.

54% dos britânicos reprovam prefeito de Londres (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=161163&id_secao=9), e mesmo que a mídia parece já ter definido quem são os bandidos e quais são os motivos, os fatos não são coerentes.
A perícia afirma que pivô dos protestos não atirou (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=160967&id_secao=9) e moradores (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=160818&id_secao=9) e sociologos (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=161336&id_secao=9) sabem que não é tão simples como querem nos fazer crer.
Cabe a nós procurarmos novas fontes de informações para não nos tornarmos presas fáceis das elites e das mídias.

GANJACORE disse...

muito bom HELLRAISER. até nossa mídia se envenenou com as imagens e não se atentou aos fatos reais. talvez por isso a querida Luana e tantos outros tenham se cofundido com a difusão dos fatos. a real é que se aqui no brasil se fosse assim, teriamos muito o que quebrar em brasília. lá fora as pessoas são mais difíceis de se iludir. aqui basta um bom samba, a novela picante e o velho e bom futebol para a turma se distrair.

GANJACORE disse...

em tempo : leiam o livro "honoráveis bandidos" e descubram que estamos ferrados faz tempo