sábado, 6 de agosto de 2011

Jobim x Amorim.

Desacordo? Desalinho? Desprestígio?
Descaso? Descuido? Desrespeito?

O fato é que Nelson Jobim, Ministro da Defesa, caiu.
E caiu tarde.
Jobim, enquanto pôde, foi ferrenho opositor do PNDH-3 e da Comissão da Verdade (que pretende investigar os crimes praticados pelos militares durante o regime autoritário). Só por esses dois pontos já não merecia figurar entre os que decidem nesse país.

Além disso sua usual mania de falar sem pensar aliada a sua completa falta de alinhamento político com o atual governo contribuiram - há muito - para sua demissão.

O presidente do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), disse nesta sexta-feira (5), em João Pessoa, que o ex-ministro Nelson Jobim (PMDB) nem precisa de convite para se filiar ao PSDB e que, se ele quiser, "o partido é dele".

Isso nós já suspeitávamos..

Em seu lugar entra Celso Amorim, indicado por David Rothkopf, da revista Foreign Policy, em 2009, como "o melhor chanceler do mundo".

Amorim, responsável por um direcionamento mais humanista da política externa durante o governo Lula (quando era ministro das Relações Exteriores), assumiu importantes posições em relação ao Irã, Bolívia e Equador - o que me faz imaginar o que virá por aí (principalmente por parte da mídia).

Os próximos capítulos prometem ser emocionantes!

2 comentários:

GANJACORE disse...

Muito boa essa analogia. Jobim sempre passou de sério, bom moço e etcs.. mas sua posição na questão dos documentos da ditadura mostrou sua face facista e direitista. enquanto aqui em volta outros estão se ferrando por crimes antigos, aqui no BRA$IL muitos gozam de pensões vitalícias e estendidas a familiares. Quanto a amorim prefiro esperar um pouco mas sua postura conciliatória é um bom indício!

Hellraiser disse...

Saudações, Ganja.
Amorim além de refletir mais a postura conciliatória do governo é também mais diplomático e objetivo.
Espero que uma de suas primeiras decisões seja trazer de volta os soldados prasileiros que, em nome da ONU, ocupam o Haiti.
Valeu a visita e o comentário.