sábado, 4 de dezembro de 2010

Brasil reconhece o Estado palestino nas fronteiras de 1967.

Saudações.
Em 1967, após a Guerra dos Seis Dias, Israel ocupou a região oriental de Jerusalém, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. Desde então extende-se uma lastimável guerra entre judeus e palestinos que, entre outras coisas, esbarra em interesses geopolíticos dos Estados Unidos.

Quarta-feira passada, dia 01/12/2010, em nota assinada pelo Presidente Lula, o representante da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, foi oficialmente comunicado sobre a posição brasileira de reconhecer o Estado palestino nas fronteiras de 1967.

"A decisão não implica abandonar a convicção de que são imprescindíveis as negociações entre Israel e Palestina, a fim de que se alcancem concessões mútuas sobre as questões centrais do conflito", destaca a nota, que diz ainda que "(a decisão) está em consonância com as resoluções da ONU, que exigem o fim da ocupação dos territórios palestinos e a construção de um Estado independente dentro das fronteiras de 4 de junho de 1967."

Desde 1975 o governo brasileiro reconhece a OLP como "legítima representante do povo palestino". Em 1993, o Brasil abriu sua primeira sede diplomática em território palestino, cujas atribuições foram equiparadas às de uma embaixada cinco anos depois - só agora o país assume oficialmente sua posição quanto aos territórios em questão.

Assim, o Brasil soma-se a uma lista de mais de 100 países que reconhecem o Estado palestino que inclui todos os árabes, a grande maioria da África, boa parte dos asiáticos e alguns do leste da Europa. China, Rússia e Índia também fazem parte deste grupo.

O porta-voz oficial do departamento de Assuntos Relacionados com a Negociação da OLP Organização para a Libertação da Palestina, Xavier Abu Eid, afirmou que outros sete países latino-americanos se mostraram dispostos a reconhecer a independência palestina nas fronteiras de 1967 no momento adequado e espera que a decisão do Brasil dê origem a uma onda de reconhecimentos latino-americanos, como a que houve após 1988 (por ocasião da Declaração de Independência Palestina) em outras partes do planeta.

Nenhum comentário: