sábado, 7 de junho de 2008

Proposição 187

Estado da Califórnia, 8 de novembro de 1994

Sessão 1: Considerações e Declarações

O Povo da Califórnia considera e declara os termos a seguir:

1:. Que sofreram e estão sofrendo dificuldades econômicas causadas pela presença de elementos ilegais em seu estado
2:. Que sofreram e estão sofrendo danos pessoais causados por conduta criminosa de elementos ilegais em seu estado
3:. Que têm o direito de proteção de seu governo contra qualquer pessoa ou pessoas que entraram neste país ilegalmente.

É com esse curto e conciso fragmento da proposição que lhes apresento uma das mais evidentes demonstrações de ódio racial, que, surpreendentemente, tramitou em âmbito oficial em uma nação dita livre e democrática.

A Proposição 187 de 1994, tinha como principal objetivo diminuir radicalmente o número de imigrantes ilegais no estado da Califórnia, incentivando os já presentes a sair do país, e desencorajando novos emigrantes a tentar a sorte em uma terra que, mais do nunca, é hostil não apenas a sua presença, mas a sua raça como um todo.

Para isso, a emenda propunha que fosse negado a todos os ''ilegais'' qualquer tipo de acesso a serviços sociais, assistência hospitalar, educação pública e apoio de efetivos policiais. Em suma, transformando os pardos mexicanos (maioria esmagadora) em uma sub-raça destinada à total negligência estatal, que deveria submeter-se às novas condições de subserviência à raça branca dominante.

Proposta pelo deputado republicano Dick Mountjoy como a iniciativa de salvação do estado (Save Our State Initiative) foi logo abraçada pelo então governador Pete Wilson, que a transformou em uma bandeira de luta para sua campanha eleitoral.

Diminuindo o número de latinos como força de trabalho no estado, provocaria uma grande demanda por trabalhadores que os substituíssem em seus postos, forçando o aumento generalizado de salários entre as raças consideradas ''legais''.

Em outubro de 94, cerca de 200,000 imigrantes latinos saíram as ruas de Los Angeles para lembrar sua existência e importância econômica.

Em novembro, independentemente das manifestações e oposições políticas, a proposição toma força de lei com uma vitória de 58,8% dos eleitores. No dia seguinte ao pleito, já vigorava com força oficial.

Apenas três dias depois, uma enxurrada de processos contra a constitucionalidade da lei fez com que o juiz federal, Matthew Byrne emitisse uma ordem de restrição temporária, alegando excesso de autoridade do estado da Califórnia sobre as políticas federais de imigração. Após três anos em corte federal, a juíza Mariana Pfaelzer decide por tornar a restrição permanente, o que fez com que o próprio governador Pete Wilson apelasse a outras cortes federais. No entanto, em 1998 o governador recém eleito Gray Davis opta pelo arquivamento do processo, minando temporariamente a possibilidade de sua promulgação.

Ainda assim, vários processos legais tentaram reativar a proposta, a última a falhar data de 20 de Fevereiro de 2007, o que destaca o caráter ainda recente e ativo desta página fundamental da história da luta entre a opressão e a libertação racial.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

A atmosfera da situação também ficou registrada culturalmente em diversas telas anônimas usadas durante a marcha latina sobre Los Angeles, recentemente mais obras foram adicionadas para compor um mural em recordação a marcha. Eis algumas:

Clique sobre a Imagem para Ampliá-la :

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Brujeria - Raza Odiada (Pito Wilson):



E por fim, é bom lembrar do dia em que o Jello Biafra e o Juan Brujo uniram forças para mandar o protesto ao seus próprios estilos. O disco do Brujeria de 1995, o Raza Odiada tratava diretamente desse assunto. Logo na primeira faixa, pode-se ouvir um discurso fictício em que o Jello Biafra interpreta o governador Pete Wilson, defendendo apaixonadamente a sua lei racial.

Eis o discurso em português:

''Eles continuam vindo, selvagens pobres de pele parda, ultrapassando as barreiras de San Diego e utilizando de nossos carros e de nossas rodovias (rup: ironicamente chamadas de ''freeways'', haha, grande Jello), eles trazem suas lavadeiras a que chamam de esposas, eles fazem trabalho que os brancos são muito bem capazes de fazer! Eu não ligo se começarmos uma guerra racial! Eu não ligo se isso faça com que cada selvagem de pela parte fuja daqui! Quem liga?
Eu, Pete Wilson para governador e presidente!

Após aplausos, Brujo e seu camarada em espanhol:

- O que ele disse?
- Disse que quer extinguir a ''raça'', não! não! Disse que quer matar a ''raça''!

Pete volta a falar:

Eu, Pete Wilson lhes ofereço a Proposição 187! (armas sendo carregadas!) NESSE PAÍS OU VOCÊ FALA INGLÊS OU VOCÊ SAI!

Brujo:

Ingles hai hueblo??? (tiros, muitos tiros)

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Tirem suas próprias conclusões

Nenhum comentário: