segunda-feira, 27 de junho de 2011

..e o fim esteve próximo!

Foi por pouco!
O asteroide 2011 MD passou hoje a apenas 12 mil quilômetros da superfície da Terra, uma verdadeira "fina" em números relativos. Com aproximadamente 20 metros de diâmetro - o dobro do tamanho de outros asteroides que foram observados e passaram perto da Terra - o objeto não foi classificado como potencialmente perigoso pelo programa Linear, responsável por monitorar objetos que se aproximam da Terra.

sábado, 25 de junho de 2011

Bélgica: um ano sem governo.

*****Viva a Bélgica!*****

Saudações.
Quase ninguém soube mas a Bélgica comemorou no dia 13 um ano sem governo oficial.
Apesar de numerosas tentativas para a formação de alianças após as legislativas do ano passado, não houve acordo entre os nacionalistas flamengos ao norte e os socialistas francófonos ao sul para escolher um novo mandatário.

No entanto o país funciona!

A economia cresce porque investimentos diretos continuam a fluir para o país, porque estão em alta as exportações e porque conquistou a confiança do Parlamento da União Européia (que presidiu em 2010) e dos mercados que parecem confiar no governo interino porque seus integrantes são talentosos administradores.

O deputado Daniel Cohn-Bendit, o lendário líder do movimento estudantil francês de maio de 1968, Dany le Rouge, em tom de brincadeira afirmou:

‘’Pode parecer tudo muito bizarro, mas é ao mesmo tempo fascinante. É preciso refletir sobre o seguinte: países precisam ou não de governos?’’

Agora a Bélgica é o país com período mais longo sem governo do mundo, deixando para trás o ex-recordista, o Iraque.

Viva a Bélgica!
Mais informações aqui.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

UNASUL


Saudações.
A partir de hoje incluo na minha pauta de discussão a UNASUL.
Pra quem não sabe - ou não se lembra - “a UNASUL tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensuada, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos. Prioriza o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infraestrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com vistas a criar a paz e a segurança, eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social e a participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados”, isso segundo o Ministério das relações Exteriores.

Pra muitos, assim como pra mim, é a possibilidade de realização de um projeto de integração, um território compartilhado com responsabilidades compartilhadas.
Não é novidade que o Brasil sente-se distante do restante da América do Sul mas pensar o país como parte de um grupo de nações vizinhas talvez seja muito mais útil para nós e para nossos vizinhos do que o velho nacionalismo tradicional.

Pelo que se sabe, aos poucos os parlamentos vão aprovando o ingresso de seus Estados nessa causa. Quem sabe, num futuro ainda a ser projetado por nós, não possamos pensar em Unasul e segurança pública, num Conselho de defesa da América do Sul, na integração entre os ministérios da justiça e da defesa dos Estados da Unasul, num desenvolvimento econômico compartilhado, em ações conjuntas para proteger o ambiente, os Andes, a Amazônia, o Pampa, os oceanos Atlântico e Pacífico.
Quem viver verá.

sábado, 18 de junho de 2011

Os Bálcãs, Ratko Mladic e eu.


Saudações.

Bálcãs é o nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Grécia, a República da Macedónia, o Montenegro, a Sérvia, o autoproclamado independente Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu (a Trácia), bem como, algumas vezes, a Croácia, a Romênia e a Eslovênia - isso segundo a Wikipédia.

Sociopoliticamente falando a região é marcada por uma uma tradição de confrontos religiosos e étnicos que, no século XX, só viveu um período de estabilidade sob o governo de Josip Broz Tito, líder dos partisans durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde presidente da Iugoslávia.

Os problemas começam com sua morte, em 1980. 

As eleições, então, dão lugar a um sistema de rotatividade de lideranças de todas as representações, com mandatos determinados para todas as etnias. Idéia essa proposta pela maioria sérvia  preocupada com a manutenção da Iugoslávia unificada. Esqueceram-se, no entanto, que Croácia e Eslovênia não seguiam a cartilha socialista de Tito. O fim da União Soviética foi, então, o sinal para dispararem as insurgências e, por fim, as separações. Não bastasse essa triste realidade para a população local começam os bombardeios da OTAN, elemento que serviriam de uma vez por todas como divisor irreparável para os povos irmãos.

Então por quê os sérvios são sempre acusados de serem os genocidas da região?
Deve ser pela ligação histórica com os russos (dos czares aos sovietes).
Ou então pela histórica relação de permissiva cumplicidade entre o Tribunal de Haia e os EUA.

O fato é que Ratko Mladic não é o único criminoso de guerra da região

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Por que Serra defendeu o ex-ministro Palocci?


Saudações.
Vocês já ouviram falar na empresa "Decidir"?

Criada no dia 8 de fevereiro de 2000, com capital de R$ 100,00 (cem reais), a empresa tem como sócia Verônica Allende Serra, filha do Governador José Serra (SP).

Em 22 de fevereiro de 2000, o nome da empresa mudou para “Decidir.com Brasil S.A.” e a sócia Verônica Allende Serra assumiu o cargo de Diretora e de Vice-presidente da empresa.

Em 21 de março de 2000, passados 42 dias da criação da empresa, o capital foi aumentado para R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), ou seja 50 mil vezes o valor incial.

Alguém sabia disso?

Verônica Allende Serra, na mesma época, também era sócia do pai em outra empresa, de consultoria: a ACP – ANÁLISE DA CONJUNTURA ECONÔMICA E PERSPECTIVAS LTDA (conforme citado na ação proposta do Ministério Público Federal).

José Serra, por sua vez, era ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso e pré-candidato à presidência da República.

Deve ser por isso que Serra disse preferir
"ver as explicações dele (Palocci). Acho normal que a pessoa tenha rendimento e que esse rendimento promova evolução patrimonial. De forma alguma ia crucificar uma pessoa por causa de sua evolução patrimonial".

por Blog do Celso Jardim - com informações de O Globo

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Brasil se negou a entregar o bode expiatório que o 1º mundo exigia!


Saudações.
Outra novela chegou ao fim:
a extradição de Cesare Battisti.
Por 6 votos a 3 o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e determinou a soltura do italiano, que está preso no Brasil desde 2007.
Votaram a favor do italiano os ministros
Luis Fux, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Marco Aurélio Mello.
Já pela extradição votaram
o relator, Gilmar Mendes, e os ministros Ellen Gracie e Cezar Peluso.
Quem quiser saber mais a respeito do julgamento leia primeiro isso e depois isso.

sábado, 4 de junho de 2011

Mayara Petruso responderá por crime de racismo.


Saudações.
Demorou mas saiu:
a Justiça Federal de São Paulo acatou a denúncia do Ministério Público Federal e abriu processo contra a estudante de direito Mayara Petruso, que responderá por crime de racismo pelas asneiras que andou tuitando.
Ponto pra Justiça Federal que, se quiser fazer serviço completo, deve sugerir uma punição de caráter educativo, uma campanha nacional com a ex-preconceituosa defendendo o fim do racismo e da xenofobia.
A idéia não foi minha, foi do Rovai, mas eu assino embaixo.