quinta-feira, 23 de junho de 2011

UNASUL


Saudações.
A partir de hoje incluo na minha pauta de discussão a UNASUL.
Pra quem não sabe - ou não se lembra - “a UNASUL tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensuada, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos. Prioriza o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infraestrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com vistas a criar a paz e a segurança, eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social e a participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados”, isso segundo o Ministério das relações Exteriores.

Pra muitos, assim como pra mim, é a possibilidade de realização de um projeto de integração, um território compartilhado com responsabilidades compartilhadas.
Não é novidade que o Brasil sente-se distante do restante da América do Sul mas pensar o país como parte de um grupo de nações vizinhas talvez seja muito mais útil para nós e para nossos vizinhos do que o velho nacionalismo tradicional.

Pelo que se sabe, aos poucos os parlamentos vão aprovando o ingresso de seus Estados nessa causa. Quem sabe, num futuro ainda a ser projetado por nós, não possamos pensar em Unasul e segurança pública, num Conselho de defesa da América do Sul, na integração entre os ministérios da justiça e da defesa dos Estados da Unasul, num desenvolvimento econômico compartilhado, em ações conjuntas para proteger o ambiente, os Andes, a Amazônia, o Pampa, os oceanos Atlântico e Pacífico.
Quem viver verá.

Nenhum comentário: