segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sejam bem-vindos à Nova Era Digital!

Amigos,
em junho de 99 Shawn Fanning apareceu com o Napster, ferramenta online de busca de arquivos em formato MP3, e a história da música nunca mais foi a mesma.

De um lado ficaram a RIAA e os defensores dos direitos sobre a música (entre eles Madonna, Dr. Dre e Metallica). Argumento: sustentabilidade.
Do outro estão a FAC e os que acreditam numa nova relação entre artistas, obras e público na era digital (entre eles Radiohead, Nick Mason, Deftones e Tom Jones). Argumento: equidade.

No meio dessa discussão estamos nós, musicólatras incorrigíveis que crescemos economizando e comprando - muitas vezes $$$ IMPORTANDO $$$ - LPs e CDs que copiávamos em fitas K-7 e doávamos aos amigos.

Hoje nos acusam de ladrões, de piratas, mas se hoje não compramos mais cds sobra-nos mais dinheiro para os shows. Se antes gastávamos, em média, 40, 50 reais (preço médio de um CD) com uma determinada banda num período de 2 anos (tempo médio entre os trabalhos), hoje podemos gastar 100, 200 - muitas vezes mais -
pra assistirmos a uma apresentação ao vivo dos nosso artistas preferidos.

Façam as contas! No final acabamos investindo até mais!

E tem mais: fãs de verdade nunca vão abrir mão de ter um original nas mãos, principalmente se ele vier caprichado, com arte de qualidade, conteúdo diferenciado e, na medida do possível, algo que o diferencie e fidelize o comprador. Sugestões? Descontos na compra de ingressos e merchandising, promoções exclusivas e senhas para acessos a conteúdos exclusivos nas páginas oficiais pra quem tiver uma identificação do disco original, etc.

E não subestimem a força das páginas/blogs na divulgação dos artistas e seus trabalhos, hein! (e vamos parar por aqui porque se formos falar dos artistas com materiais prontos (álbuns independentes) e público estabelecido (vide acessos e downloads) que surgem primeiro na Internet e são, digamos, cooptados pelas gravadoras, então, vai ficar até chato!)

A "Indústria da Música" está preocupada com o dinheiro que não verte mais como antes e não percebe que até o DOWNLOAD está com os dias contados, pois assim que a banda larga for "larga" de verdade (dezenas, centenas de megabit convergendo nos computadores, celulares, videogames, palms, tablets, tvs, rádios etc) ninguém mais vai querer ou precisar "ter" os arquivos.

É inevitável.

Chegou a hora de um novo modelo, que passe longe do "gargalo" imposto pelas gravadoras, distribuidoras e atravessadores em geral.

Sejam bem-vindos à Nova Era Digital!
(texto originalmente postado por BloodyMary em Estranho Mundo de Mary)

Nenhum comentário: