quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ONU condena bloqueio estadunidense por 183 a 4.

Saudações.
É constrangedor a forma como os meios de comunicação se calam frente ao poderio político, econômico - e por que não não bélico/militar - quando o assunto é Cuba.

Aposto que todos sabem como são pobres os cubanos.
Aposto que todos sabem como sofrem aqueles que tentam "fugir da ilha".

Mas dúvido que alguém tenha lido ou ouvido falar que, em Assembléia Geral das Nações Unidas, realizada no dia 08 de novembro de 2006, o bloqueio estabelecido pelos Estados Unidos à Cuba foi condenado por 183 votos a 4. Aliás, o número de votos favoráveis à condenação é um recorde nos 15 anos em que a representação cubana vem apresentado à ONU projetos com este teor.

A saber: os votos contrários, além dos Estados Unidos, foram os de Israel, Palau e Ilhas Marshall.

Nos 48 anos de vigências do embargo estima-se que Cuba tenha sofrido um prejuízo de US$ 86 bilhões. O bloqueio veda o comércio de Cuba com os Estados Unidos, assim como o turismo, proíbe Cuba de usar o dólar em suas transações externas e receber créditos ou realizar operações junto a bancos americanos ou suas filiais em outros países além de não permitir que o Banco Mundial ou o Banco Interamericano sequer outorguem um modesto crédito a Cuba. Como podem os ingênuos (ou seríam cínicos?) acusar Cuba de atrasada e miserável? Mesmo com tamanha dificuldade Cuba tem um dos melhores sistemas educacionais e de saúde do mundo (sem contar os esportes). Enfim, não sei se é a insônia, ou o dia que amanhece e ainda me pega acordado, só sei que a essa hora muitas informações fervilham na minha frente e eu não resisto à mais algumas provocações:

quem (ainda) acredita que o Barack Hussein Obama vai mudar alguma coisa?

e se ninguém respeita a ONU, pra quê (ou a quem) ela serve?

Bom dia a todos.

Nenhum comentário: