quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ALF ataca novamente ! Agora foi a USP!‏

Recebi essa informação entrei em contato e recebi esse e-mail que vos passo nesse post.



Frente de Libertação Animal Brasil ataca novamente! Alvo: USP

A Universidade de São Paulo, assim como dezenas de outras espalhadas pelo Brasil e mundo afora, utiliza-se, em larga escala, de animais nos mais diversos projetos de pesquisa, ensino e testes. Alimentando um frenético mercado de animais criados unicamente para terem seus corpos mutilados e experimentados para o “legítimo progresso da ciência”.
Os interesses destes animais, indivíduos sencientes, nunca são levados em conta, mas tão somente o de pesquisadores, coordenadores e diretores – com suas bolsas de estudo e vencimentos públicos - que não buscam alternativas ao uso destes animais – afinal, são seu ganha pão, independentemente de questões éticas ou de eficiência -, que são tratados como simples objetos de manipulação para interesses acadêmicos, financeiros ou qualquer que seja seu propósito, sempre injustificável do ponto de vista ético, por se tratar de experimentos não consentidos.
O grupo Frente de Libertação Animal (FLA) invadiu um laboratório do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e destruiu materiais de pesquisas, equipamentos e computadores. Ninguém foi identificado ou detido.
De acordo com a polícia, uma professora da Faculdade de Biologia comunicou a ação do grupo ao 93 DP (Jaguaré), por volta das 10h30m de quinta. O prédio foi invadido por volta das 8h15m. O grupo, que protesta contra a utilização de animais em pesquisas, danificou o microscópio, o monitor do computador, um notebook e cortou os fios dos telefones. Eles espalharam os materiais de pesquisas pelo chão, o que danificou sua utilização. Nada foi levado do laboratório.
A imprensa, como sempre, com pouco ou nenhum entendimento do que se passa em laboratórios de vivissecção , não consegue, ou não quer, enxergar a conexão de um ato de “ação direta“ com a motivação deste ato, e seu valor social para uma mudança urgente na sociedade. E, na sua simplória leitura, reporta matérias difamadoras tratando seus realizadores como vândalos ou terroristas, não dando ao menos uma linha sobre as motivações do movimento de Libertação Animal.
O coletivo ativismo (ativismo.com) e o Odeio Rodeio consideram legítimo e justo os atos praticados contra a política vivisseccionista da Universidade de São Paulo, que não respeita o direito à integridade física dos indivíduos abusados em seus laboratórios. Salientamos que atos como estes visam a trazer avanços na luta pela abolição do uso de animais no sistema de consumo, como ocorrido na Inglaterra, em que construção de novos laboratórios envolvidos em testes com animais foi freada dados os altos custos com segurança.
A ciência tem de evoluir, achar novos caminhos. Os Testes em animais são a estagnação da história, ética e metodologicamente.
Outro lado
Sem desmerecer o ato do ponto de vista moral, pois os resultados de uma ciência que não caminha ao lado da ética devem ser desprezados, acreditamos caber, no entanto, alguns questionamentos do ponto de vista estratégico.
O primeiro deles diz respeito aos testes em animais. Tendo os animais o status de propriedade, cujo uso para os mais diversos fins é permitido e incentivado (no caso da ciência), a destruição do laboratório não acarretará em mais testes, para refazer-se o q foi perdido?
Segundo: tendo em vista o paradigma antropocêntrico da ciência e da sociedade, que consideram os animais meros meios para o seu fim, o mais importante é derrubar este paradigma. Ora, os testes e o uso dos animais de forma geral só deixaram de acontecer quando as instituições mudarem. Enquanto a maioria da sociedade aceitar e demandar seu uso ele continuará acontecendo. As instituições só mudam quando as pessoas que as formam mudam, num movimento de baixo para cima. O questionamento: esse tipo de ação, que muitos acabam enxergando como mero vandalismo, ajudam ou atrapalham na difusão das idéias veganas? Ajudam ou atrapalham na conscientização da sociedade para a causa dos Direitos Animais? Há quem diga que atrapalha.Fica a reflexão, sem denegrir a simbologia do ato em si.

Um pouco do circo montado pela instituição de ensino superior.
Isso é realmente válido, após milenios de evolução humano-científica?
Entre amolar pedras e enviar um e-mail, existe alguma parte, que, infamemente, e me desculpem por isso,ainda não entendi.











3 comentários:

Ruptured disse...

Mas a última coisa que aconteceu comigo ao ler a notícia ontem a noite foi abrir um sorriso...

Fico muito triste ao saber q esse é o único tipo de manifestação que encontraram para ajudar, quebrar o bem público abre caminho a outros problemas tão graves quanto.

Aprecio e muito os diversos atos de resgate que a ALF já realizou, mas acho muito infeliz toda essa quebradeira...

Joe "UNABOMBER" Barbara disse...

Concordo plenamente.
Essa seria uma via normal onde ,tanto a libedade de expressão e o direito de informação seriam utilizados para que o sigilo de determinadas instituições de "respeito" fosse aberto, quando devidamente reconhecidas atividades irregulares.
Mas o Vaticano da inteligência paulista é um antro inexpugnável ,formalmente ,digo.
Ser ou estar na USP delega um status sobrehumano que ,aqui em São Paulo, os transforma em celebridades intocaveis.
Sou contra toda e qualquer violencia!
Desde que hja outro meio.
É como pedir uma Reforma Agraria (cito o real ideal, não a atual Mafia )sentado esperando sua proposta passar na Câmara.
A toda poderosa universidade ,por vezes relega muitos a "Ser USP ou ser nada"
Esse "bem público" alvo, pertence a uma elite burguesa nesse estado.
O próprio sistema de cotas é burlado.O "publico" fica e fora pelos mais diversos motivos, mas , principalmente, por não haver nenhum incentivo para a educação de base .
Municipalizaram, o ensino fundamental, só para distribuir melhor a renda,entre prefeitura e edis em geral.
Eu pago um colegio particular para minha pequena ,devido a um sem numero de irregularidades administrativas na escola onde ela estudava.Mas o fator mais marcante foi o descaso com o ensino,ou mesmo o estimulo ao aprendizado.Tenho provas feitas por ela que levariam um menos calmo ao assassinato.Pregam um Construtivismo ( que eu apóio)mas como mera muleta pra vetotiar as culpas do péssimo ensino às crianças,enquanto os professores requerem mais e mais verbas para computadores pessoais e maquinas de xerox sem notas fiscais.Fiz parte de APM(vice presidente) sei o que vi.
Esse estado esta podre.A violencia é consequencia do mau cheiro.

Ruptured disse...

Eu sei Joe, esse é um fenômeno corrente nas universidades hoje em dia. A própria unb luta para assegurar sua existência além da mera necessidade profissional.

No entanto eu creio q a luta deva vir de dentro pra fora, e não destruindo um bem ''neutro'' só por que ele assumiu propósitos supostamente hostis.

E até racionalizando, os resultados são fraquíssimos, enquanto a tv estiver a favor ''deles'' qualquer ato desastrado como esse é amplificado ao extremo na opinião pública. Gostando ou não é algo q temos q levar em consideração.

E diferentemente dos terroristas, que se beneficiam e muito (muito mais do q imaginamos superficialmente) com a exposição da mídia, a ALF só tem a perder. A não ser q faça questão de ser odiada em troca de resultados pífios.