segunda-feira, 14 de julho de 2008

Terrorismo Midiático


O que é terrorismo?
(Achei esse texto na "Caros Amigos" que acabei de receber. Fui ao blog do autor Georges Bourdoukan) e pude fazer uma associação interessante)

Há quatro tipos de denominação:

1. o terrorismo, propriamente dito;
2. o terrorismo de Estado;
3. o terrorismo patriótico, ou libertário; e
4. o terrorismo midiático.

1. O terrorismo, propriamente dito, é produto de mentes insanas, que nada reinvindica e não escolhe seus alvos.

02. O terrorismo de Estado se subdivide em dois:
- o terrorismo interno: aquele que não permite nenhum tipo de manifestação de seus cidadãos e onde não existam as garantias individuais (as ditaduras, por exemplo).
- o terrorismo externo: aquele em que uma nação invade e ocupa a outra (a história da humanidade é uma sucessão de terrorismos de Estados. Raro é o século em que nações não invadiram e colonizaram outras nações. Em pleno século 21 temos alguns exemplos, o mais notório são Estados Unidos e Israel).

03. O terrorismo patriótico, ou libertário: representa a luta pela independência e contra o jugo estrangeiro (temos como exemplo o Hamas, na Palestina, o Hizbollah, no Líbano, as várias organizações revolucionárias iraquianas, todos eles movimentos anticolonialistas, para nos atermos apenas àqueles que a mídia denomina de "terroristas").

04. O terrorismo midiático: o mais letal de todos. Age globalmente moldando mentes e corações. Sua matriz fica nos Estados Unidos, responsável por 85% de todas as informações que cobrem o planeta.

Outro post, do mesmo blog diz assim:

"Três exemplos de democracia, de acordo com a mídia ocidental"

1-África do Sul era considerada a única democracia africana. Isto, durante o regime do Aparheid.

2-Estados Unidos eram considerados a maior democracia do mundo. Isto durante a segregação Racial.

3-Israel é considerado a única democracia do Oriente Médio.Apesar de segregar os semitas palestinos, apesar de construir o muro do Apartheid e apesar de possuir o maior campo de concentração do mundo.

Bem elucidativo, não acham?

Nenhum comentário: