quarta-feira, 9 de julho de 2008

A nova ideologia


Saudações.

Deu em todos os veículos de comunicação: governo colombiano aplica duro golpe contra narco-guerrilheiros das FARC e liberta Ingrid Betancourt sem derramar sangue. Governos dos quatro cantos do mundo expuseram suas opiniões, condenando as ações violentas da guerrilha, seus permissivos relacionamentos com narcotraficantes e felicitando Álvaro Uribe, presidente colombiano, pela missão realizada com final feliz.

Mal desceu do helicóptero que a trouxe da selva e, entre momentos emocionais/familiares e profissionais coletivas de imprensa, mostrou-se consciente e assertiva, como se não tivesse estado acorrentada por seis anos, e sim discutindo uma nova agenda política, na qual todos têm um papel importante a desempenhar.

Como era de se esperar, o fato, por si só, serviria como alavanca para a popularidade do presidente. Ganhou pontos perante seu povo, perante a mídia mundial, e de quebra, fez com que seus adversários/antagonistas (leia-se Hugo Cháves, presidente da Venezuela, e Evo Morales, presidente da Bolívia) precisassem admitir que Uribe marcou um ponto inquestionável, acima da política e das questões ideológicas. Não bastasse isso, os discurssos de agradecimento de Ingrid, destaques por todo o mundo, garantem o apoio necessário para qualquer pessoa pública, principalmente para o político Álvaro Uribe que almja um terceiro mandato.

Mas Ingrid foi mais adiante.
Estimulou o presidente equatoriano a esquecer as diferenças e trabalhar pela paz regional. Disse ainda que Hugo Chávez é indispensável para um diálogo com as FARC e que sempre é preciso conversar com as pessoas que odiamos.

Ingrid parece disposta a dialogar e a incluir todos os agentes regionais nesse diálogo. Evidentemente, ela tem um projeto, talvez um projeto político. Mas por enquanto dá vazão a um projeto intelectual, engenhosa mistura de utopismo sul-americano com cartesianismo francês: como as ideologias não conseguiram evitar as sucessivas catástrofes do nazi-fascismo, do stalinismo e a próxima, ambiental-alimentar, melhor aposentá-las.

Adendo (adicionado após receber o comentário do amigo Rup):
para saber mais, acesse: www.midiaindependente.org
Mais uma vez, obrigado pelo comentário/sugestão.

3 comentários:

Ruptured disse...

Para completar a postagem sugiro que vocês dêem uma olhada na cobertura da CMI Brasil sobre o assunto!

http://www.midiaindependente.org/pt/green/2008/07/423820.shtml

Hellraiser disse...

Saudações, Rup.
Genial seu complemento ao post.
É isso aí.. há muito por trás dessas coisas que a imprensa "oficial" não nos passa. Não quis, nem quero discutir sobre liberdade e vida, pois elas estão acima de tudo, mas a forma ideológica que se conduzem esses fatos recentes dão uma dica do cenário político e das influências ativas na América Latina.
Enfim, muito obrigado pelo complemento.

Ruptured disse...

Se quiser pode movê-lo para o próprio post, assim faz um link, que é bem mais atrativo de se clicar rs.

Nada de créditos!