quinta-feira, 3 de março de 2011

Wanderley Guilherme dos Santos e a Casa de Rui Barbosa.


Saudações.
Penso que saiu pela culatra a tentativa conservadora de impedir um espectro marxista no Minc.

O ódio da direita contra Emir Sader não é novidade. Ela nunca tolerou suas críticas ao 'pensamento único' emburrecedor do neoliberalismo. Ela também nunca aceitou o papel ativo do intelectual, que não se enfurna na academia e procura transformar suas reflexões críticas em ação política transformadora. Mesmo com ressalvas a vários limites do governo Lula, o sociólogo teve papel destacado na mobilização da intelectualidade para evitar o retrocesso demotucano no país. A mídia nunca o perdoou.
A Casa de Rui Barbosa, fundação subordinada ao Ministério da Cultura que Wanderley irá assumir, tem por finalidade "promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística, bem como congregar iniciativas de reflexão e debate acerca da cultura brasileira". Logo, a substituição de Emir Sader pelo cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, um intelectual que também critica e denuncia o pensamento único conservador com a mesma convicção que Sader, soou como uma reviravolta digna das grandes partidas de xadrez.
Wanderley Guilherme dos Santos é pesquisador da Universidade Cândido Mendes, no Rio, e doutor em Ciência Política pela Stanford University, com pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Notabilizou-se a partir do texto "Quem Vai Dar o Golpe no Brasil" – que prenunciou a derrubada do presidente Goulart em 1964 e se tornou referência bibliográfica nos meios acadêmicos.
Algumas das obras de autoria de Santos são "Décadas de espanto e uma apologia democrática", "Roteiro bibliográfico do pensamento político-social brasileiro", "O ex-leviatã brasileiro: do voto disperso ao clientelismo concentrado", "Paradoxos do liberalismo: teoria e história, "Horizonte do desejo – instabilidade, fracasso coletivo e inércia social" e "O cálculo do conflito: estabilidade e crise na política brasileira". É também autor de centenas de artigos publicados nos mais variados veículos de comunicação.


E agora, José?

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola, posso por um link do seu blog no meu blog?

http://poeticamenteincorretos.blogspot.com/


TKS!

Anônimo disse...

já adicionei vc a minha lista, muito obrigada por nos seguir... estávamos ocultos na sombra, mas agora tem muita coisa pra ser dita... Sucesso pra gente!!!