sábado, 1 de maio de 2010

1º de Maio - Dia do Trabalhador

1º de Maio - dia do TRABALHADOR!

Saudações.

Qual é a realidade do trabalhador?

A grande maioria da população vive do seu trabalho, acorda bem cedo, gasta muito tempo para chegar a seu local de trabalho, onde fica a maior parte do seu dia, gasta muito tempo para retornar, cansada, apenas para recompor suas energias e retomar no dia seguinte para o mesmo tipo de jornada. Trabalha de forma alienada e recebe um salário que, em grande parte dos casos, não basta sequer para satisfazer suas necessidades básicas. Sacrifica sua vida para produzir todas as riquezas do país, mesmo sem o reconhecimento e a remuneração devida.

Esse processo de alienação do trabalho – em que o trabalhador entrega a outro o produto do seu trabalho – percorre todo o processo produtivo e a vida social. O trabalhador não se reconhece no que produz, não decide o que vai produzir, com que ritmo vai produzir, qual o preço de venda do que ele produz, para quem ele vai produzir. Ele é vítima do trabalho alienado, que cruza toda a sociedade capitalista. Ele não se reconhece no produto do seu trabalho, assim como o capitalismo não reconhece o papel essencial do trabalhador na sociedade contemporânea.

Só isso bastaria para que um dos objetivos nacionais devesse ser o da redução da jornada de trabalho. Que o desenvolvimento tecnológico não seja apropriado pelos grandes capitalistas para maximizar a taxa de lucro, mas reverta para a diminuição da jornada de trabalho, para o pleno emprego, para a melhoria das condições de trabalho da massa trabalhadora.

Será que alguém ainda se lembra que o Primeiro de Maio, dia do Trabalhador (e não "do trabalho"), foi escolhido para recordar o massacre de trabalhadores em mobilização realizada em Chicago, pela redução da jornada de trabalho - uma das formas de busca de diminuição da taxa de exploração do trabalho?
(texto por Emir Sader)

Nenhum comentário: