sábado, 3 de outubro de 2009

Distribuição de Renda no Brasil

Saudações.
Mesmo registrando uma constante queda da desigualdade social em nosso país desde 2001 a recente divulgação dos resultados obtidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), através da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), impressionou-me.
Segundo os dados o que a parcela mais rica da população (míseros 1% dos brasileiros) gasta em apenas três dias é o mesmo que a população mais pobre do Brasil gasta em um ano todo, ou seja, trezentos e sessenta e cinco dias (e seis horas – se considerarmos os anos bissextos..)!
Segundo Sergei Soares, pesquisador do IPEA responsável pela pesquisa, o instituto chegou a essa conclusão através do “Coeficiente de Gini”, que varia de 0 à 1, para medir a desigualdade social. Quanto mais próximo de 0 for esse coeficiente, mais justa é a distribuição de renda da sociedade.
Em 2001 o Brasil tinha um índice de 0,594 e, desde então, tem caido contínua e gradativamente, atingindo 0,544 em 2008 (ano em que foi realizada a pesquisa).
Segundo o IPEA esse ritmo (-0,007) é considerado “bom” mas, mesmo se mantido, levaremos 20 anos para alcançarmos um patamar de distribuição de renda considerado “justo” (algo em torno de 0,40 no Coeficiente Gini).
Que os programas sociais como “Bolsa Família”, entre outros, e as regulares, justas e necessárias correções salariais contribuíram é algo inquestionável.
Mas não é o suficiente.
Investimentos em educação, na redução da informalidade, da desigualdade racial e regional são imprescindíveis para acelerarmos nosso processo de desenvolvimento e de melhor distribuir a renda nacional entre todos.
Que o bolo cresça – para todos!

IPEA:
o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Os trabalhos do Ipea são disponibilizados para a sociedade por meio de inúmeras e regulares publicações e seminários e, mais recentemente, via programa semanal de TV em canal fechado.
Saiba mais: IPEA - http://www.ipea.gov.br/default.jsp

Coeficiente de Gini:
o Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, e publicada no documento "Variabilità e mutabilità" (italiano: "variabilidade e mutabilidade"), em 1912. É comumente utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda mas pode ser usada para qualquer distribuição.
Saiba mais: Coeficiente de Gini - http://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_Gini

Até.

Nenhum comentário: