sexta-feira, 16 de maio de 2008

Lúcio Maia, Guitarra sem fronteiras


Maquinado, Jackson Bandeira... Lúcio Maia, guitarrista da banda Nação Zumbi é hoje sem dúvida um dos guitarristas mais criativos do Brasil. Lúcio faz um som sem fronteiras, noise, guitarra ao extremo, é capaz de tirar os sons e solos mais inusitados e criativos mostrando uma capacidade de improviso sem igual. Gravou o primeiro albúm da banda de Max Cavalera, o Soulfly. Thrash, esporro sonoro com direito a cover do Discharge e o caralho!


Em 2007 lançou um albúm solo chamado Maquinado, Homem Binário onde foge um pouco do som da NZ e se lança em experimentalismos e sons diferentes. Acho um grande trabalho. Além disso Lúcio Maia fez as trilhas sonoras dos filmes "Amarelo Manga" e "Baile Perfumado". O seu trabalho na Nação Zumbi sempre trouxe o som dos caras no rumo do rock pesado, mas ao mesmo tempo dá uma dose de psicodelia ao som. Sâo solos cabulosos e várias passagens que soam até como HC aliadas a grandes levadas com grooves e suingue de dar gosto!

Download Soulfly

Download Maquinado, Homem Binário



Lúcio Maia fala sobre a sua fonte de inspiração:

"Fonte de inspiração ? Tudo, literatura principalmente. Falando de ficção científica, um filme já te induz a ver a imagem daquele jeito, você fica com aquela imagem na cabeça. Livro não, livro você cria. Então se você lê Isaac Asimov, William Gibson, os caras te passam uma maneira de você criar. O cara vai falar de uma nave espacial, ele vai citar como a nave é, mas você que vai criá-la. Eu acho muito importante você ter esse tipo de referência, de você ler bastante. E eu gosto muito de ficção. Fritz Lang foi um dos primeiros da ficção no mundo e o cara investia muito nessa parada de imagem criada através da literatura."

Nenhum comentário: