terça-feira, 31 de maio de 2011

Entrevista com o professor Ataliba Castilho sobre o livro "Por uma Vida Melhor"


Saudações.
Depois de dias ruminando o tema - e interagindo com a Equipe Atitude, encabeçada pelo amigo Professor Paulão, cheguei às minhas próprias conclusões.
Muito próximas às do nobre professor Ataliba Castilho, diga-se de passgaem.
Nessa entrevista o pesquisador e professor aposentado da USP e da Unicamp põe às claras vários dos pontos omitidos até agora pelos grandes formadores de opinião.
De quebra, Castilho ainda lança algumas verdades inconvenientes aos ouvidos incautos.
Divirtam-se.

domingo, 29 de maio de 2011

Slavoj Zizek: provocador ou realista?


Slavoj Zizek, 62 anos, filósofo e crítico esloveno.
Em passagem pelo Brasil para uma série de palestras e o lançamento de dois livros ("Primeiro como tragédia, depois como farsa" e" Em defesa das causas perdidas", editora Boitempo), Zizek falou sobre liberdade, Internet e economia.
Eis alguns dos bons momentos:

"Pensamos na internet como um espaço público e aberto, mas ela não é isso. É um espaço privado, sempre vinculado a alguma empresa."

"Na China eles proibiram na TV histórias que tivessem viagens no tempo e realidades alternativas. A explicação oficial é que a história é uma coisa muito séria para ser submetida a esse tipo de ficção. Na verdade, eles têm medo de que as pessoas possam simplesmente pensar que a realidade poderia ser diferente. Aqui não temos esse tipo de controle, mas existem áreas onde não é possível pensar em realidades diferentes. Nós achamos que quase tudo é possível na tecnologia. Viajar pelo espaço, clonar, fazer crescer órgãos, usar células-tronco. Mas, na economia, se você propuser qualquer alternativa, eles dizem: “Não! É impossível. Você não pode nem pensar nisso”. Até a esquerda aceita que a receita liberal, do jeito que é, está certa."

"A democracia funciona assim: é um pacto secreto entre as pessoas e a elite. As pessoas não querem decidir de verdade. Eles querem que alguém diga o que fazer, mas querem manter a aparência de que estão decidindo. Toda pessoa tem medo de decidir. É difícil ser realmente livre e decidir. É um pesadelo. Quer dizer que você tem de assumir completamente a responsabilidade."

"Bin Laden era como um agente da CIA. Os Estados Unidos criaram Bin Laden. O Afeganistão era o mais tolerante dos países do Oriente Médio. Tinha uma tradição de tolerância religiosa. Havia muçulmanos, budistas, inclusive visitavam uns aos outros. Para lutar contra os comunistas, os Estados Unidos se uniram aos fundamentalistas. Olhe para os Estados Unidos. O sistema deles gerou o fundamentalismo."

Mais informações aqui.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Casal de ativistas é assassinado no Pará

Mais um assassinato envolvendo madeireiros no norte do país. Desta vez, após várias ameaças, o casal José Claudio Ribeiro da Silava e Maria do Espírito Santo da Silva foi executado por pistoleiros a mando de madeireiros da região. A mando mesmo. Tá na cara que a coisa não vai dar em nada outra vez, mas a indignação é tamanha que temos que protestar de alguma forma.




Ministério do Esporte não vai se intrometer no Caso Teixeira



DE PRIMA
Publicada em 24/05/2011 às 07:20

O Ministério do Esporte não fará nada sobre as acusações contra Ricardo Teixeira de que teria recebido comissões da extinta empresa ISL. Apesar de Teixeira ser o organizador da Copa no Brasil, e o governo ser o maior financiador do evento, o Ministério considera que o assunto está fora de sua “esfera de atuação”.

FONTE : BLOG DO VITOR BIRNER

Abdias do Nascimento - 1914 / 2011.


Saudações.
Poeta, político, artista plástico, jornalista, ator e diretor teatral, Abdias do Nascimento faleceu na manhã desta terça-feira (24/05). Abdias foi um corajoso ativista na denúncia do racismo e na defesa da cidadania dos descendentes da África espalhados pelo mundo.
O Brasil e a Diáspora perderam um dos seus maiores líderes.

sábado, 21 de maio de 2011

#fimdomundofail

Saudações.
Harold Camping, líder de um grupo religioso dos EUA, estabeleceu para hoje, dia 21 de maio de 2011, o dia do Julgamento Final. Isso após extenuantes estudos bíblicos e cálculos matemáticos, afinal faz hoje exatos 7 mil anos que Noé se salvou do Dilúvio Universal - segundo Camping e sua Bíblia.

 "os não crentes sofrerão um poderoso terremoto que provocará vários meses de caos na Terra".

Não sei se ainda é cedo demais para comemorar mas ainda estou aqui..

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Façam as contas.


“Matamos mais de 919 mil no Iraque, no Afeganistão, no Paquistão, etc., e gastamos 1,2 bilhão de dólares em despesas militares, e, finalmente, conseguimos assassinar mais uma pessoa.”
Michael Moore - twitter.

sábado, 14 de maio de 2011

Reflexões do macaco I.


Saudações.

Está aberta a temporada de vinganças.
O Talibã assumiu o atentado à bomba de ontem, no noroeste do Paquistão, que matou 80 pessoas.

A mensagem de Ehsanullah Ehsan, porta-voz do grupo, foi bem clara:

"Esta é a primeira vingança pelo martírio de Bin Laden."

Aliados desde 2007, Bin Laden e os Talibãs eram causa e efeito de uma política desastrosa do Tio Sam, que visando seus interesses imediatos (financeiros, é claro!), cria monstros que depois - de tão poderosos que se tornam - precisam extirpar.

Os dois homens-bomba que se explodiram em frente à academia paramilitar paquistanesa vitimaram 69 recrutas e 11 civis. 140 pessoas ficaram feridas.

Pouco depois do atentado, à agência internacional de notícias Reuters, novas ameças:

"Vai haver mais e maiores [atentados] no Paquistão e no Afeganistão."

Agora os EUA não enfrentam mais o terrorista,
e sim o mártir, Osama Bin Laden e sua causa.

E agora?

terça-feira, 10 de maio de 2011

domingo, 8 de maio de 2011

E se Osama Bin Laden já estivesse morto?


Saudações.
Pensem comigo:
qual foi o peso da existência de Bin Laden para Bush e Obama?
Para o primeiro serviu de argumento para oficializar sua ânsia imperialista, exportando sua violência via invasões, ocupações e treinamento de "rebeldes" (know-how). Para o segundo servirá de trampolim para a reeleição justamente num período em que sua imagem de mudança (lembram-se do "yes, we can"?) desmorona.
Mas e se Osama já estivesse morto?
É o que sugere - há muito tempo - Kevin Barret, professor de Islã na Universidade de Winsconsin. Para ele o velho terrorista morreu no final de 2001 e sua única entrevista verdadeira foi aquela concedida a jornalistas paquistaneses em que Bin Laden declarava não ter nada a ver com os atentados às Torres Gêmeas.

"...Eu faço questão de dizer que eu não perpetrei tal ato, que parece ter sido perpetrado por indivíduos com motivações próprias...Eu já disse que eu não estou implicado nos ataques do 11/9 contra os Estados Unidos...Eu não tive nenhum conhecimento desses ataques..."

Bruce Laurent, professor-chefe do departamento de estudos religiosos da Duke University, publicou um livro com as traduções dos discursos de Laden e também afirma que as demais gravações apresentadas pela CIA são falsas e que é bem possível que Bin Laden já estivesse morto.

Segundo os dois, o Bin Laden que apareceu via-CNN regozijando-se dos atentados no fim de 2001, numa gravação de baixa qualidade de imagem e áudio, era falso - principalmente pela voz e pelos 20, 25 quilos extras que o inimigo número 1 da América ostentava. No entanto, a imprensa, a mídia em geral deixou passar a fraude sem realizar as verdadeiras perguntas: por que o governo de Estados Unidos agita frente a nossos olhos esta confissão?

Para Barret a resposta é simples: "Os meios" fazem parte da grande conspiração de 11/9, contribuindo com a necessária manipulação da opinião pública. O terrorismo (qualquer terrorismo) não existe sem a difusão de suas ações. Este peculiar "terrorismo", que se passou a chamar (eufemísticamente) "internacional", sempre contou com a cumplicidade da mídia para instalar-se como "terrorismo de origem muçulmana" na sociedade."

Desde que o professor Barret manifestou sua descrença nos vídeos e suas idéias começaram a repercutir dentro e fora das terras do Tio Sam, a CIA passou a apresentar somente mensagens gravadas em áudio - todas atribuídas - segundo a Inteligência americana - a Bin Laden.

Mas como poderia ser diferente se foram eles que o fizeram?

Depois disso, cada mensagem de Bin Laden foi igualmente falsa. Foram publicadas nos momentos em que o regime de Bush tinha necessidade, e a mídia se acomodou bem à fraude. Se lembram da gravação de “Bin Laden” que provocou grandes manchetes, pouco antes da eleição presidencial de 2004? Walter Cronkite (jornalista norte-americano muito respeitado) achava que Karl Rove [o marqueteiro de Bush, que se demitiu recentemente] estava por trás desse bando.

Segundo os professores o verdadeiro Bin Laden, que insistiu que não tinha nada a ver com o 11/9, morreu em 2001 ou no começo do 2002 no mais tardar. As falsas mensagens foram fabricadas pela "Ao-CIA-Qaeda" para sustentar o regime de Bush e sua pretendida "guerra contra o terrorismo".

Essa hipótese pode ser verdadeira ou não. Assim como a informação atual feita pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, da morte de Osama Bin Laden.

Quem garante que ele foi morto agora?
Quem garante que não estava morto há muito tempo e Bin Laden, vivo e morto, serviu e serve aos interesses do EUA?

Suprema ironia para quem odiava aquele país.