domingo, 29 de maio de 2011

Slavoj Zizek: provocador ou realista?


Slavoj Zizek, 62 anos, filósofo e crítico esloveno.
Em passagem pelo Brasil para uma série de palestras e o lançamento de dois livros ("Primeiro como tragédia, depois como farsa" e" Em defesa das causas perdidas", editora Boitempo), Zizek falou sobre liberdade, Internet e economia.
Eis alguns dos bons momentos:

"Pensamos na internet como um espaço público e aberto, mas ela não é isso. É um espaço privado, sempre vinculado a alguma empresa."

"Na China eles proibiram na TV histórias que tivessem viagens no tempo e realidades alternativas. A explicação oficial é que a história é uma coisa muito séria para ser submetida a esse tipo de ficção. Na verdade, eles têm medo de que as pessoas possam simplesmente pensar que a realidade poderia ser diferente. Aqui não temos esse tipo de controle, mas existem áreas onde não é possível pensar em realidades diferentes. Nós achamos que quase tudo é possível na tecnologia. Viajar pelo espaço, clonar, fazer crescer órgãos, usar células-tronco. Mas, na economia, se você propuser qualquer alternativa, eles dizem: “Não! É impossível. Você não pode nem pensar nisso”. Até a esquerda aceita que a receita liberal, do jeito que é, está certa."

"A democracia funciona assim: é um pacto secreto entre as pessoas e a elite. As pessoas não querem decidir de verdade. Eles querem que alguém diga o que fazer, mas querem manter a aparência de que estão decidindo. Toda pessoa tem medo de decidir. É difícil ser realmente livre e decidir. É um pesadelo. Quer dizer que você tem de assumir completamente a responsabilidade."

"Bin Laden era como um agente da CIA. Os Estados Unidos criaram Bin Laden. O Afeganistão era o mais tolerante dos países do Oriente Médio. Tinha uma tradição de tolerância religiosa. Havia muçulmanos, budistas, inclusive visitavam uns aos outros. Para lutar contra os comunistas, os Estados Unidos se uniram aos fundamentalistas. Olhe para os Estados Unidos. O sistema deles gerou o fundamentalismo."

Mais informações aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

esse cara é muito bom!