A Johnnie Walker, via Diageo, detentora da marca do uísque mundialmente conhecido, abriu um processo no Brasil contra a João Andante, marca de cachaça artesanal mineira estabelecida desde 2008. A Diageo acusa a empresa brasileira de ser "imitação" de sua marca (avaliada em US$ 3,5 bilhões, segundo ela mesma).
"Apesar de ambos os personagens mostrarem algumas distinções, o uso da expressão 'João Andante', que é a tradução literal de 'Johnnie Walker', evidencia a intenção de criar uma 'versão local' da marca", argumenta a holding inglesa por meio do escritório de advocacia Dannemann Siemsen.
Os mineiros negam que o uísque tenha sido a inspiração e sustentam que o Walker da marca inglesa nada tem a ver com andar ou caminhar --é um sobrenome. Afirmam que a ideia é a de um caixeiro-viajante, que é um andarilho, segundo o escritório de advocacia Hidelbrando Pontes e Associados.
Eu sou mais o jeca brasileiro do que o lord inglês..
Um comentário:
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www.deolhonasmarcas.com.br
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