terça-feira, 29 de junho de 2010


Saudações.
Até o dia 15 de julho estão abertas as incrições para a
"3ª. Mostra Luta!",
evento que reúne a exibição e o debate de diferentes linguagens artísticas que abordam o tema “lutas sociais e a realidade dos trabalhadores”. Este ano, além dos vídeos, os participantes poderão inscrever fotografias, poesias, quadrinhos e charges.

Organizada pelo Coletivo de Comunicadores Populares,
a "3ª. Mostra Luta!" ocorrerá em Campinas, de 18 a 26 de setembro,
e de forma itinerante em outras cidades do Brasil, abrindo novamente espaço para a expressão de todas e todos que não têm acesso aos meios de difusão de suas lutas e ideais.

A "Mostra Luta!" é mais um instrumento para romper o silêncio imposto pela grande mídia, concentrada nas mãos de uma minoria, e para difundir aquilo que não passa na TV, nos jornais, nas revistas: as lutas contra a exploração, a miséria, a concentração de renda e terra, contra todas as formas de opressão, contra o monopólio dos meios de comunicação e a mercantilização da cultura e da arte, contra a progressiva perda de direitos e a criminalização dos que buscam lutar por esses direitos.

Informações, regulamento e ficha de inscrição estão no site www.mostraluta. org.

3ª. Mostra Luta!
de 18 à 26 de setembro,
no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas
(Palácio dos Azulejos – Rua Regente Feijó, 859, Campinas – SP).

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Google e YouTube vencem processo sobre direitos autorais


Saudações.

Tempos atrás a Viacom, empresa que controla as redes de TV a cabo MTV e Comedy Central, entre outras, iniciou uma batalha jurídica bilionária contra a Google e o YouTube.

Sob a alegação de que as gigantes da Internet permitiam vídeos protegidos por direito autoral em seus sites - e em certos casos violavam a lei ao subir eles mesmos vídeos protegidos por direitos autorais - a Viacom exigia um pagamento de multa no valor de US$ 1 bilhão e a proteção de sua "propriedade intelectual" contra o uso de agregadores on-line.

Porém, em uma decisão de 30 páginas, o juiz distrital Louis Stanton disse que seria impróprio passar ao Google e o YouTube a responsabilidade dos termos da lei federal de direito autoral apenas por ter uma "consciência geral" de que os vídeos possam ter sido divulgados de forma ilegal.

"Mero conhecimento da prevalência de tal atividade, em geral, não é suficiente", escreveu ele.
"O provedor não precisa monitorar ou procurar os fatos indicando tal atividade".

Se por um lado as empresas de comunicação acostumadas aos privilégios de outros tempos estão quebrando a cabeça para descobrir como conquistar os telespectadores da internet sem ceder o controle de programas de TV, filmes e música, de outro os usuário da Internet deveriam pensar em meios de impedir que a liberdade da rede mundial de computadores seja cerceada e/ou privatizada.

fonte:
Companhia que controla redes de TV havia processado Google.
Processo de US$ 1 bilhão foi indeferido por juiz federal dos EUA.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

José de Sousa Saramago - 1922 / 2010.


“Hoje, sexta-feira, 18 de Junho de 2010, José Saramago faleceu às 12.30 horas na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em conseqüência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranqüila”.

16 de Novembro de 1922 — Lanzarote, 18 de Junho de 2010

José de Sousa Saramago combatia moinhos.
A hipocrisia, o poder corrupto, hierárquico e usurpador,
as atrocidades dos estados e das sociedades,
a fé e a descrença,
suas próprias convicções políticas, seu próprio país e seu próprio povo,
o seu melancólico pessimismo, todos eram seus desafetos, seus inimigos.

Contra eles, a filosofia, a reflexão, as idéias e as palavras.

Ler e reler eram suas armas para
enfrentar a presença e o avanço da barbárie no mundo.
A não-utopia versus a ilusão do mundo democrático.
Seu legado é sua vida e obra.



“Acho que na sociedade atual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idéias, não vamos a parte nenhuma”.


“Todos os dias uma comédia vergonhosa que se chama democracia é encenada. Nesta comédia, pode-se debater de tudo, menos a própria democracia. A falsidade central deste modelo reside no fato de que o poder econômico é o mesmo que o poder político. O único antídoto para reverter esse mau funcionamento da democracia é construir uma sociedade crítica que não se limite a aceitar as coisas pelo que elas parecem ser e depois não são, mas se faça perguntas e diga não sempre que for preciso dizer não. Para isso, é urgente voltar à filosofia e à reflexão” (Saramago prega retorno à filosofia para salvar democracia, 20/01/2004)

“O poder econômico sempre existiu, o poder político sempre esteve ligado a ele, sempre existiu um concubinato entre esses dois poderes. Mas os cidadãos estão aqui embaixo. E como eles poderiam expressar suas angústias, dúvidas e necessidades junto a este poder econômico? Em princípio, seria através do mesmo governo que serve de correia de transmissão. Mas não podemos ter qualquer esperança de que esses governos digam ao poder econômico, representado hoje pelo FMI, que as condições que vocês nos impõem são terríveis. Há um problema, que na minha opinião, é fundamental da democracia: ou ela transcende o poder da tal bolha que falei, tendo uma ação fora dela, ou vamos continuar a viver na ilusão do mundo democrático”. (José Saramago questiona a ilusão do mundo democrático, 23/08/2004)

“O único lugar que existe é o dia de amanhã, a nossa utopia é fazer alguma transformação já. Não há tempo para gastar em discussões e movimentos de mobilização que resultarão em alguma melhora na qualidade global de vida somente em 2043 ou, pior, daqui a 150 anos. Quem nos garante que no futuro as pessoas estarão interessadas naquilo em que agora estamos? Para as cinco bilhões de pessoas que vivem na miséria, utopia é nada”. (Saramago defende a não utopia, 01/02/2005)

"Imaginei, quando há um ano rebentou a burla cancerosa das hipotecas nos Estados Unidos, que a esquerda, onde quer que estivesse, se ainda era viva, iria abrir enfim a boca para dizer o que pensava do caso. Passou-se o que se passou depois, até hoje, e a esquerda, covardemente, continua a não pensar, a não agir, a não arriscar um passo (...)".

“(...) Já tenho a explicação: a esquerda não pensa, não age, não arrisca um passo. Passou-se o que se passou depois, até hoje, e a esquerda, cobardemente, continua a não pensar, a não agir, a não arriscar um passo. Por isso não se estranhe a insolente pergunta do título: “Onde está a esquerda?” (Onde está a esquerda?, 14/10/2008)

terça-feira, 15 de junho de 2010

Maluf ganha "bolão" da Câmara. Viva o BRASIL!

Deputados fazem bolão e Maluf ganha!

A notícia parece insólita mas poderia muito bem ser uma síntese do nosso país.
Não compartilho da opinião de que o futebol deve ser banido
como uma praga escapista e manipuladora
mas mantenho-me ciente de que
diversão não enche barriga
- não a minha!
(só a do Ricardo Teixeira, do Marco Polo Del Nero e dos empresários pedófilos e chantagistas).
No entanto, a cena é bem sugestiva:
deputados reunidos, apostando e
quem ganha?!
Paulo Maluf, é claro!!
Ele sempre ganha - até quando perde ele ganha!!

Tão esdrúxulo quanto foi a
singela comissão de 10% cobrada pelo deputado Jovair Arantes (PTB-GO),
por organizar a brincadeira.


"Esse é da banca. Em todo cassino é assim", "Eu sou a banca! A banca tem de ter dinheiro", repetiu o nobre deputado numa mistura de brincadeira e cinismo,
diria eu.

Bom, de comissões eles entendem...

(obs.: Gilberto Silva, Felipe Melo e Elano é brincadeira...)
Estatísticas do jogo aqui.

domingo, 13 de junho de 2010

Sleep - Discografia


Sleep - Dragonaut

Ride the dragon toward the crimson eye
Flap the wings under Mars red sky
The reptile pushes itself out into space
Leaving behind, the human race

Swim inside the solar seas
The Nebula cries out to me
Passing where I've gone before
I fly through the crimson door

Ride the dragon toward the crimson eye
Flap the wings under Mars red sky

_________________________

Saudações.
Durante algum tempo afastei-me do Metal.
Não porque tivesse me decepcionado com o gênero mas sim porque os grandes álbuns tinham ficado no passado e nada mais me comovia (se é que esse termo pode ser usado nesse blog "brabo"..). Até que cruzei a banda Sleep, de Al Cisneros, Matt Pike e Chris Hakius.
Ainda hoje ouço comentários que pretendem resumir a banda à uma "releitura" de tudo o que foi feito nos anos 70. Bom, resumir nunca foi o meu forte - categorizar ainda menos - e por isso até hoje eu tenho essa faixa como uma espécie de mantra que higieniza minha mente e marca meu reencontro com o gênero eternizado por Iommi e seus contemporâneos. Os riffs grudam na cabeça, a melodia repetitiva e minimalista provaca uma espécie de transe no qual o andamento cadenciado e arrastado gerado por Hakius entorpece os sentidos de quem escuta.
Quase todo material gerado pelo trio você encontra pra
download aqui
(exceto participações em tributos etc).
Os links foram gentilmente cedidos pelo "Estranho Mundo de Mary".
Passagem garantida para uma boa viagem sem aditivos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

RATM - Vivo e Incômodo!

RATMSaudações.
O RATM continua vivo!
Vivo e INCÔMODO!
Para desbancar Joe McElderry, o reality show "The X Fator" (que o "forjou" em suas "colunas midiáticas), Zack de LaRocha, Tom Morelo e cia prometeram uma apresentação ao vivo e de graça caso seu single "Killing In The Name" batesse o concorrente e ficasse em primeiro lugar das paradas britânicas no final de 2009.
Pois hoje foi o dia!
Mais de 40 mil pessoas se amontoaram em Londres para assisitir ao RATM ao vivo e de graça. No final, a banda doou toda a renda obtida com a venda do single para uma instituição séria e, de quebra, deixou no ar uma real chance de retorno.
Grande dia!
Assistam à essa notícia aqui:
http://video.br.msn.com/watch/video/vit-ria-contra-o-sistema/ao5bz6kk