sábado, 13 de março de 2010

Ética Hacker.


Saudações.

Num texto interessantíssimo sobre os atuais rumos da tecnologia e informação, levadas à cabo pelas mãos de usuários de computadores, celulares e outros dispsitivos com acesso à Internet, deparei-me com o conceito de "ética hacker":

"ir contra a propriedade do conhecimento e a favor da livre circulação de bits.;
trabalhar sob um sistema de três pilares:
colaboração, conhecimento e liberdade."


Ou seja,
o motor da sociedade do conhecimento não deve ser o capital ou a lógica do trabalho industrial, mas a lógica da paixão criativa, geradora de saberes, colaborativa, não-hierárquica e participativa.

Tim Berners-Lee, Steve Wozniak e Linus Torvalds também já foram considerados piratas perigosos e ameaçadores. Depois criaram a plataforma LINUX, entre outras coisas.

O Partido Pirata foi fundado em 2006 na Suécia, mas obteve apenas um por cento dos votos nas eleições legislativas daquele ano. Após o resultado do processo contra o Pirate Bay condenando seus criadores, o Partido Pirata conseguiu 7,1% dos votos na Suécia no total de votos de toda a Europa, o suficiente para ganhar um assento representativo.
As bandeiras principais do partido repousam na tríade: desregulamentação de direitos autorais; abolição do sistema de patente (copyright); redução da vigilância na internet, isto é, diminuição da intervenção das grandes corporações na vida privada dos usuários de serviços de provedores e de compartilhamento de arquivos, combatendo, é claro, a pedofilia, homofobia e outros crimes sexuais e hediondos.
No Brasil, o partido pirata começou a se organizar em 2007 e no final do ano seguinte, seu fórum já contava com mais de 300 partipantes cadastrados.
Não vou alongar esse texto mas deixo a dica.

Para obter mais informações sobre o Partido Pirata, clique aqui e aqui.
Para ler mais (e melhor) sobre a "ética hacker", clique aqui.
Até.

Nenhum comentário: