terça-feira, 26 de setembro de 2017

ARÁBIA SAUDITA VAI PERMITIR QUE MULHERES PASSEM A DIRIGIR


A Arábia Saudita anunciou nesta terça-feira que vai passar a permitir que as mulheres possam conduzir, terminando com a polemica proibição que se tornou um símbolo global da repressão feminina naquele país ultraconservador.

A mudança vai ter efeitos já a partir de junho de 2018, anunciou a televisão estatal, ao mesmo tempo que decorria um evento em Washington, que realçou os danos que a proibição provocou à reputação internacional do reino da Arábia Saudita, ao mesmo tempo que espera que a medida beneficie as relações internacionais com outros países.

A Arábia Saudita é uma monarquia que segue a lei islâmica, assim como as deliberações de vários oficiais sauditas e representantes religiosos que, ao longo de dezenas de anos, basearam a proibição das mulheres conduzirem no fato de ser "inapropriado" e que os homens não saberiam como agir se vissem uma mulher a conduzir no carro ao lado.

Outros oficiais sauditas argumentaram que permitir que as mulheres conduzissem levaria à promiscuidade e resultaria no colapso da família e até que o ato da condução danificaria os ovários das mulheres (sem no entanto ter apresentado qualquer prova desta afirmação).

Há muito que era pedido  levantamento da proibição, naquele que era o único país do mundo que ainda não deixava que as mulheres conduzissem. O processo de reforma foi levado a cabo nos últimos anos pelo príncipe Mohammed bin Salman, de 23 anos, que tem levado a cabo várias mudanças na lei saudita para melhorar o reino a nível econômico e social.

Em termos econômicos, espera-se que a medida motive mais mulheres a trabalhar fora de casa, por não precisarem de contratar motoristas privados. Não está para já estipulado como vai ser feito o acesso às mulheres às aulas de condução, uma vez que as atuais infraestruturas não estão preparadas para dar resposta a um crescimento exponencial dos pedidos de cartas de condução.

leia mais : http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/mulheres-na-arabia-saudita-uma-vida-de-opressao/

Nenhum comentário: