sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

As Malvinas, os Gringos e o Pessoal do Rock.


Quem tem um pouco mais de estrada sabe do que se trata.
Quem tem um pouco mais de vontade de saber, também (basta consultar aqui, aqui etc).
As Ilhas Malvinas são duas ilhas principais e um punhado de ilhotas situadas na costa da América do Sul. Dizem que foi o holandês Sebald de Weert quem primeiro chegou lá, em 1600. Britânicos e espanhóis discordam e querem para si os louros da tal descoberta. O fato é que no século XVIII franceses e ingleses cohabitavam as ilhas sem saber da presença um do outro. Em 1766 a França vendeu sua parte para a Espanha que declarou guerra aos ingleses pela posse do território. No final, um acordão definiu que a parte oriental seria controlada pela Espanha e a parte ocidental pelos britânicos. Em 1811 os espanhóis abandonam as Malvinas que só foi recolonizada em 1827, após a Argentina enviar mercenários e colonos para o arquipélago. Em 1833 o Império Britânico informou aos argentinos que iria retomar a posse das ilhas. Sem ter como resistir saíram os argentinos e entraram os escoceses, galeses e irlandeses.
Mas a Argentina nunca aceitou esse fato.
Em 1966 um grupo nacionalista argentino seqüestra um DC4, pousa nas Malvinas e declara a reconquista das ilhas. As tensões eram tantas que em 2 de abril de 1982 explodiu a Guerra das Malvinas, uma invasão militar argentina que resultou na morte de 649 de seus soldados e 255 militares britânicos.
Porquê tanta briga pelas Malvinas?
Petróleo, água, minérios e a Amazônia, é claro!
Eu já vi esse filme!

Saiba mais:

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vem aí a nossa vez! Todos prontos?



Bad Religion - New Dark Ages.

Fim de ano.
Tempo de paz e esperança para os filhos de Deus.


Para os demais, não.


Pelo menos é o que podemos interpretar da recente pesquisa divulgada pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vinculado à Presidência da República. Segundo ela, 50% dos entrevistados acreditam "totalmente" ou "muito" que nos próximos 20 anos o Brasil será alvo de agressão militar estrangeira em função de interesses sobre a Amazônia. Outros 45% creem que o Brasil poderá ser atacado por causa das bacias do pré-sal.

Quando indagado sobre os países que representam ameaça,
a maioria (37%) citou os Estados Unidos.
A margem de erro é de 5%.

É a primeira vez que o instituto analisa o temor da população sobre questões de segurança nacional. Para os pesquisadores do instituto o resultado foi "surpreendente".
Para nós, não.

Além do temor de guerra, os entrevistados responderam que têm medo do crime organizado (54%), como tráfico de drogas e armas, de desastres ambientais ou climáticos (38%), de epidemias (30%) e terrorismo (29%).

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Johnnie Walker x João Andante.


A Johnnie Walker, via Diageo, detentora da marca do uísque mundialmente conhecido, abriu um processo no Brasil contra a João Andante, marca de cachaça artesanal mineira estabelecida desde 2008. A Diageo acusa a empresa brasileira de ser "imitação" de sua marca (avaliada em US$ 3,5 bilhões, segundo ela mesma).
"Apesar de ambos os personagens mostrarem algumas distinções, o uso da expressão 'João Andante', que é a tradução literal de 'Johnnie Walker', evidencia a intenção de criar uma 'versão local' da marca", argumenta a holding inglesa por meio do escritório de advocacia Dannemann Siemsen.

Os mineiros negam que o uísque tenha sido a inspiração e sustentam que o Walker da marca inglesa nada tem a ver com andar ou caminhar --é um sobrenome. Afirmam que a ideia é a de um caixeiro-viajante, que é um andarilho, segundo o escritório de advocacia Hidelbrando Pontes e Associados.

Eu sou mais o jeca brasileiro do que o lord inglês..

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A privataria tucana - o silêncio da mídia revela cumplicidade.

(link gentilmente cedido pelo EMM)

O esquema tucano de privatizações, lavagem de dinheiro e manipulação da mídia finalmente veio à luz. "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr., em suas 343 páginas, traz um relato exclusivo e minucioso do processo entreguista e desonesto instaurado pelo PSDB na década de 90 (a “privataria”). Resultado de 12 anos de trabalho o livro expõe não apenas os meandros das falcatruas, mas também os protagonistas das maracutaias: o clã Serra, Daniel Dantas, Ricardo Sérgio de Oliveira e até gente do próprio PT! Nesta terça-feira (13/12), o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) protocolou um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar as denúncias relatadas no livro.
Quase nada saiu sobre o livro nos meios de comunicação de massa. - como era de se esperar..
Recomendado para quem quer ir além do Jornal Nacional.
Mais informações aqui.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bélgica: o fim dos 541 dias sem um governo oficial.


Alguém se lembra da Bélgica?
Daquela história de completar um ano sem governo e o país não parar, a economia continuar crescendo graças à confiança nos administradores interinos?

Pois bem, o sonho chegou ao fim.

No último dia 5 de dezembro de 2011 o rei Albert 2º da Bélgica nomeou Elio Di Rupo como primeiro-ministro, encerrando os 541 dias sem um governo.

Uma pena.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Sócrates: da bola às idéias.

Belém, 19 de fevereiro de 1954 –– São Paulo, 4 de dezembro de 2011

Em campo ou fora dele Sócrates era muito acima da média.
Seu futebol e suas idéias, aliás, impressionam até hoje.
Mas, infelizmente, deixou poucos seguidores.

Introspectivo, avesso às bajulações e estrelismos que assolam o futebol midiático atual, 
eternizou junto ao povo brasileiro o punho cerrado no braço erguido 
- a saudação comunista clássica - 
tal como o fizeram os Panteras Negras, nos Jogos Olímpicos do México, em 1968.

Muito além das rivalidades clubísticas, 
tanto quanto por seu futebol, respeito e admiro Sócrates por sua personalidade, convicções e idéias.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Belo Monte: SIM ou NÃO?





Não sei vocês mas ...
...eu fico desconfiado sempre que eu vejo
a Globo envolvida em alguma causa..