segunda-feira, 16 de março de 2009

5º Fórum Mundial da Água - Istambul - Turquia - 2009

Saudações.

Começa hoje, dia 16 de março, o
5º Fórum Mundial da Águal, em Istambul, Turquia.

O encontro, que vem sendo realizado a cada três anos,
conta, dessa vez, com número recorde de participantes:
são 28.000 pessoas de mais de 180 países voltadas para
os problemas da escassez de água,
o risco de conflito por enfrentamentos entre países por rios e lagos e
a melhor maneira de proporcionar água limpa a milhões de pessoas.

Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, em seu discurso de abertura, alertou-nos sobre nosso evidente "comportamento irrefletido e inconseqüente".

Segundo a ONU, a previsão é de que a população mundial, atualmente superior a 6,5 bilhões de pessoas, possa chegar a nove bilhões até meados do século, o que aumentará consideravelmente a demanda de recursos hídricos, a 64 bilhões de metros cúbicos por ano.

Segundo a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), o número de pessoas com graves problemas para conseguir água chegará a 3,9 bilhões em 2030, ou seja, metade da população do mundo.

A maioria vive na China e sul da Ásia.

(obs.: as contas da OCDE não incluem o impacto da mudança climática, que pode já estar afetando as coordenadas da água, mudando o lugar e o momento das chuvas e nevascas, segundo especialistas)

O Fórum da Água, que terminará no próximo domingo, começa com uma reunião com um pequeno número de chefes de Estado e de Governo convidados pela Turquia.
Também acontece uma reunião ministerial para elaborar projetos de melhor gestão da água e para a resolução de conflitos motivados pelos recursos hídricos.

Além da dimensão política, a conferência também tem a participação de empresas que atuam na bilionária indústria da água.

"Temos que nos organizar para usar a água de modo sustentável. Precisamos de sistemas para administrar a água", afirmou Mark Smith, do grupo ecológico União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Mais informações aqui.

Nenhum comentário: