terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Imagem da Semana - Stejepan Filipović

(clique para ampliar)

Stjepan ''Stevo'' Filipović (27 de Janeiro de 1916 - 22 de maio de 1942) foi um miliciano Iugoslavo executado durante a Segunda Guerra mundial e postumamente declarado Herói Nacional da Iugoslávia em 1949.

Filipovic nasceu na Croácia nos últimos dias do Império Austro-Húngaro. Antes do início da Guerra ele viveu no antigo Reino da Iugoslávia, onde filiou-se ao Partido Comunista Iugoslavo em 1940.

Em fevereiro de 1942, durante uma reunião dos milicianos Iugoslavos, fora capturado pelas forças Alemãs e posteriormente enforcado em maio do mesmo ano. Pouco antes de sua execução, em frente a ''platéia'' aguardando sua morte e a de seus companheiros, Filipovic começa a bradar em favor da independência de seu país diante das forças do eixo. Reza a lenda, que por causa de seu ''mau comportamento'' fora enforcado um pouco antes do previsto.

Suas últimas palavras, cujo momento supostamente fora capturado pela câmera, segundos antes de sua morte, foram ''Morte ao fascismo!''

Sua figura representa um período dramático para a história Iugoslava que refletiram até os dos anos 90, com o fim deste país e sua divisão em estados com nacionalidade mais homogênea.

Representa também um período em os nacionalistas do Leste Europeu divergiam violentamente quanto a sua simpatia aos nazistas alemães ou aos comunistas soviéticos.

Um comentário:

Maua BUCVideos disse...

Não sabia nada sobre Filipovic e a Iugoslavia. Interessante saber isso.


Gostaria de sugerir esse texto aqui para o blog, que tem como nome do artigo "A AIDS não é doença infecciosa".
http://www.taps.org.br/Paginas/oaidsartigo13.html

Esse aqui conta com mais textos sobre tal assunto.
http://www.taps.org.br/Paginas/OutraaidsArt.html


Maua