Nascido na Alemanha, filho de um soldado americano, se mudou ainda criança para os EUA com seus pais. Foram primeiro para Baltimore em 1923, mas depois disso se mudaram para o subúrbio de Los Angeles. Teve problemas com alcoolismo e trabalhou como carteiro, frentista e motorista de caminhão apesar de ter estudado jornalismo sem nunca se formar. Bukowski começou a escrever poesias aos 15 anos mas seu primeiro livro somente foi publicado 20 anos depois em 1955. Em 1962 estreou na prosa caracterizada pela descrição de sua vida pessoal. Escreveu, entre outros livros, "Mulheres", "Hollywood" e "Cartas na Rua".
Bukowski tem sido erroneamente identificado com a Geração Beat, por certos temas e estilo correlatos, mas sua vida e obra nunca mostraram essa inclinação. A cidade de Los Angeles, suas ruas e atmosfera, foram sua principal influência, tratando de histórias com temas simples, misturando por exemplo corridas de cavalo, prostitutas e música clássica. Ele escreveu mais de 50 livros, sem contar milhares de publicações baratas.
Uma de suas principais atividades durante anos foi a leitura de suas poesias em universidades e eventos culturais. Sua leitura debochada às vezes provocava escândalos e brigas com a platéia, algumas delas registradas em áudio. Já nos anos 1980, Bukowski desfrutou de certa fama, convivendo com artistas e tornando-se uma celebridade. Ele morreu de leucemia aos 73 anos, em 9 de Março de 1994, e em seu túmulo se lê "Don't Try", "Nem Tente" em português.
FONTE : WIKEPEDIA
Para conhecer um pouco mais sobre a obra deste escritor "sui generis" recomendo a biografia "Vida e loucuras de um velho safado" Em termos de obras suas lançadas no Brasil o livro "Mulheres" é disparado o melhor. Também saiu por aqui o livro "Hollywood" que conta a história da criação do roteiro para o filme "Barfly".
2 comentários:
Eis o seu Psycodelic Father! Finalmente descobri quem era a figura lá do seu blog!
Valeu pela sugestão Ganja! E poste quantos pais insanos e psicodélicos quiser!
Uma afronta à civilização ocidental!Uma afronta a sociedade americana contemporânea!Um escarnio´à direta.Outro a esquerda !Contra tudo e todos,menos ás próprias convicções!
Bukowiski ensina a ser chato com classe!Sua luva de pelica pesava toneladas.
Um brinde ao mais chato dos intelectuais,pois sem ele o mundo seria uma bosta e xinga-lo não teria graça!
Força sempre ,Ganja!
Força sempre ,Bukovski!(cheers!)
Força,sempre no talo,Brabera!
Postar um comentário