sábado, 26 de dezembro de 2009

COP 15 - Excludente e Viciada.

Excludente e viciado.

Assim pode-se definir a tão comentada 15ª Conferência das Partes (COP 15), da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, ocorrida em Copenhague, Dinamarca, neste último mês de dezembro de 2009.

O seleto grupo das "potências mundiais" fechou-se e defendeu, com unhas e dentes, o seu direito de continuar devastando o meio-ambiente mundial em detrimento de seu crescimento econômico insustentável.

Com agendas pré-concebidas, negociações na base do "toma-lá-dá-cá", das "cartas marcadas" e até de reuniões à portas fechadas, as "nações desenvolvidas" protelaram para 2010, no México, as discussões sobre o clima e a possibilidade de consenso sobre um acordo que substitua o Protocolo de Kyoto. Até lá, o "primeiro mundo" acena para o resto do mundo com o "Mercado de Carbono" (através do qual os países desenvolvidos compram a capacidade excedente de emissão de gases dos países pouco desenvolvidos) e com a destinação de US$ 30 bilhões para pagamento da dívida climática nos próximos três anos (e de US$ 100 bilhões para os anos de 2013 a 2020) - verdadeiras migalhas para quem esperava um documento claro sobre a redução efetiva da emissão de gases de efeito estufa.

Vergonha.

Mais informações sobre a COP 15 aqui.

Até.