domingo, 23 de agosto de 2009

Interpretação da Realidade Brasileira

Saudações.
Foi publicado recentemente, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. O documento baseia-se em dados oficiais disponibilizados pelas prefeituras e difere-se do Índice de Desenvolvimento Humano municipal (IDH-M), calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), principalmente em relação aos dados da educação. Enquanto a ONU leva em conta taxas de analfabetismo e matrícula, a federação considera outros dados, com diferença entre idade e série. Talvez isso explique um pouco porque o Estado de São Paulo domine, com 81 municípios entre os 100 mais desenvolvidos do nosso país, o ranking da Firjam: muitos municípios paulistas adotam o sistema de ciclos, sem repetência!!. Os dados, ainda, apenas contabilizam dados de 2006, ou seja, antes da "crise econômica", o que pode sugerir algumas diferenças. Mas não muitas: 86 dos 100 piores municípios vêm da Bahia, Maranhão e Piauí.

Confiram a Publicação do IFDM na página da FIRJAM.

E para melhor interpretar esses números sugiro o livro:
Interpretação da Realidade Brasileira,
de João Camilo de Oliveira Tôrres.
Compre aqui (usado).
(se eu conseguir uma versão digitalizada, disponibilizarei)
Até.

domingo, 9 de agosto de 2009

Tio Sam está de olho na América Latina II - General JJ contra-ataca.

Tio Sam está de olho na América Latina II - General JJ contra-ataca.
Coincidência?
Acho que não.
Na semana passada o General James Jones, assessor de segurança nacional de Barack Obama, defendeu a presença de militares americanos na Colômbia e disse que Hugo Chavez está se tornando uma preocupação.
E foi mais longe.
Ofereceu ao Brasil uma "parceria estratégica" em que os Estados Unidos participariam da exploração do pré-sal e o Brasil compraria lá, nos EUA, as armas que quisésse - e com transferência de tecnologia.
Clique aqui e leia/assista a "versão oficial" (via Globo, é lógico!).
Apresentado como "...durão que prefere falar suave..", o General JJ foi bem claro:
"Estamos sincronizando nossas políticas com objetivos de longo prazo para as necessidades de energia americanas" (mesmo que a versão oficial da Globo tenha optado por dizer que se trata de
"uma parceria para tentar resolver os problemas energéticos globais".
Podem dizer o que for mas eu fico com a opinião de Marcelo Salles, no texto "Jornalismo lambe-botas", do dia 06.08.2009, no Fazendo Média.Clique aqui e tire suas próprias conclusões.